terça-feira, 22 de março de 2011

GREVE: O COMEÇO DE UMA NOVA ETAPA

No dia 22 de março último, na sede do SINPROSAN, depois de 29 dias paralisados, os profissionais da educação decidiram em assembléia  pelo retorno às escolas, durante as discussões os sindicalistas foram enfáticos sobre a permanência da pauta de negociação.
O sindicato e a comissão de negociação continuarão, em reuniões posteriores,  dialogando com o governo sobre as reivindicações: 

  • Pagamento das progressões verticais no primeiro semestre de 2011;
  •  Pagamento de auxilio natalidade;
  • Chamamento de concursados do concurso público 01/2008;
  •  Cumprimento da lei de licença maternidade;
  •   Implementação das 50 bolsas de pós-graduação;
  • Carga horária máxima de 200 horas para os professores  efetivos e  de 83/88;
  •  Lotação de acordo com Portaria de lotação Art. 3º , inciso V;
  •  Prestação de contas da SEMED em audiência Pública do ano de 2010;
  •  Negociação da multa exposta ao sindicato ;
  •  Negociação do calendário (dias parados na greve);
  •  Encaminhamento para Câmara das  tabelas atualizadas do PCCR (anexos da lei    18.248/2009) de 2009, 2010 e 2011; 
  • Obediência a Resolução nº 10/2010 do Conselho Municipal de Educação;
  •  Concessão de licença especial na data preferida pelo servido.
    Entende-se portanto que o movimento não termina em definitivo, a greve mostrou a força do Sindicato do Profissionais da Educação de Santarém. Vivencia-se agora uma  nova etapa de lutas, reivindicações e amadurecimento político.
    Análise geral
    A sociedade  tem passado por  transformações significativas de caráter social, político e econômico. Essas transformações originam-se nos pressupostos neoliberais e na globalização da economia que têm conduzido as políticas governamentais.
    A escola é responsável pela promoção do desenvolvimento do cidadão (ã), no sentido pleno da palavra. Então, cabe a ela definir-se pelo tipo de cidadão (ã) que deseja formar, de acordo com a sua visão de sociedade. Cabe-lhe também a incumbência de definir as mudanças que julga necessário fazer nessa sociedade, através das mãos do cidadão que irá formar.
    Nesse contexto, surgem alguns questionamentos junto aos educadores e demais agentes escolares: Que política  adotar para se chegar a esta eficácia na educação?  Será que é muito difícil entender que a valorização dos profissionais da educação é algo primordial para o desenvolvimento de uma sociedade que busca crescer em qualidade e  produção de conhecimentos ?
    Espera-se que os gestores de Santarém, sejam eles: prefeita, vice prefeito,  vereadores e secretários não fiquem de braços cruzados  assistindo o declínio desta sociedade que deveria ter em sua base políticas públicas pautadas na qualidade da educação,  em especial na valorização dos profissionais.

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